segunda-feira, 19 de maio de 2014

Ajudar a Igreja em Suas Necessidades




O último mandamento da Igreja trata de uma realidade que às vezes é incompreendida pelos fiéis, mas que é necessária para que o Evangelho chegue a cada vez mais pessoas: o dízimo.
Graças à ajuda de muitos irmãos, a Igreja pode levar a cada vez mais pessoas a reconciliação de Cristo.Muitas pessoas não se comprometem porque não compreendem bem a sua importância. Preconceitos, como por exemplo, a ‘Igreja já é muito rica’ acabam sendo aceitos como verdade, principalmente por pessoas que não querem se comprometer.
Graças a Deus cada vez mais pessoas estão ajudando.Hoje, nos aprofundaremos sobre o significado do dízimo, buscando entender que essa prática tem um alcance muito maior do que pensamos.
Essa prática já era comum no Antigo Testamento, onde o povo escolhido contribuía com o dízimo (a décima parte dos rendimentos ou das colheitas e rebanhos), como uma forma de agradecer os inúmeros benefícios de Deus, reconhecendo assim sua total dependência a Ele (Lv 27,30).
Representava e tornava visível a comunhão do homem com Deus e reconhecia como aquele que é providente em todas as necessidades do seu Povo. Toda a história da salvação demonstra como Deus é providente e amoroso para com os seus filhos, mesmo após muitos pecados, mesmo diante da ingratidão e traição.Portanto, dar o dízimo significa muito mais do que uma obrigação: é dar a Deus o lugar que lhe é devido, o primeiro lugar.
Dando o dízimo, estamos de alguma forma buscando retribuir a bondade de Deus em nossa vida e também contribuir para que sua obra cresça cada dia mais. Deus, por ser o Criador e Todo Poderoso, não precisaria de nossa cooperação. Mas Ele nos cria por amor, para dispensar sobre nós a sua bênção e quer que contribuamos com sua obra na terra, sendo o seu parceiro.Ajudar para que a Igreja Católica chegue a cada vez mais pessoasA obra por excelência que Deus quer que levemos adiante e que dê muitos frutos é a sua Igreja.
Pelo fato da Igreja estar presente no mundo, possui uma série de necessidades materiais bem concretas. Os chefes de família sabem muito bem que uma casa possui uma série de despesas, que precisam ser cobertas: serviços, funcionários, alimentos, vestimenta, saúde, dentre outras. A Igreja por ser uma casa, a nossa casa, também possui necessidades materiais.

Além das obras de manutenção e melhorias na estrutura da Igreja, visando que a nossa casa seja cada dia mais acolhedora, existe a necessidade de se expandir para assim poder chegar a mais pessoas. A dimensão missionária é essencial na vida da Igreja e está presente desde os seus inícios.
A partilha já era algo comum na primeira comunidade cristã e possibilitava que outros conhecessem Cristo: “Todos os fiéis viviam unidos e tinham tudo em comum. Vendiam as suas propriedades e os seus bens, e dividiam-nos por todos, segundo a necessidade de cada um. Unidos de coração, frequentavam todos os dias o templo. Partiam o pão nas casas e tomavam a comida com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e cativando a simpatia de todo o povo. E o Senhor cada dia lhes ajuntava outros que estavam a caminho da salvação”. (At 2, 44-47).
Outra dimensão importante é a social, pois o Cristo pediu que cuidássemos dos pobres e desamparados. A Igreja está muito envolvida nessa tarefa, pois é parte de seu carisma.
Cerca de 25% da obra social mundial é realizada pela Igreja Católica. E de onde vêm esses recursos? Da contribuição generosa das pessoas.
Ajudar a que a Casa da Mãe seja cada dia melhor
O Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida também possui uma série de necessidades e conta com a ajuda generosa dos devotos que colaboram de diversas formas.
Quem o visita, percebe claramente como a Casa da Mãe está cada dia mais bonita. A obra não para! Além da construção, há investimentos em estruturas para o melhor acolhimento, inúmeras obras sociais atendidas pelo Santuário, além de diversas obras de evangelização.Uma forma concreta de vivermos o quinto mandamento, e contribuirmos com essa obra de Nossa Senhora, é fazermos parte da Campanha dos Devotos.
Se você ainda não faz parte, acesse o link abaixo e faça parte dessa obra missionária, para que Nossa Senhora Aparecida possa chegar a cada vez mais lares:
Que Nossa Senhora Aparecida nos ajude a sermos cada dia mais generosos e gratos por tudo o que Deus tem feito em nossas vidas!  

Nenhum comentário:

Postar um comentário